Estudei sozinha pro IELTS.

                                                                                                                                            foto by google images


Bom, não é novidade pra ninguém que me conhece que eu e o meu marido moramos em Toronto no Canadá há um tempo e que nosso desejo é conseguir a residência permanente. Para isso passamos por diversas etapas e uma delas era a realização do General IELTS, que eu fiz na semana passada e já peguei os resultados, so Yayyyyyyy.

O meu objetivo com esse post é compartilhar a minha rotina de estudos, o que eu acho que pode ajudar quem está começando a se preparar pro teste. Mas antes disso, pra vocês entenderem melhor, eu preciso falar da minha relação com o inglês e os estudos aqui.

Primeiramente, eu tive muito pouco contato com inglês antes de vir pra Toronto, cheguei aqui falando "Hi, how are you" e só. Daí, estudei inglês por uns 6 meses - 2h30/dia de segunda a sexta - numa escola do governo que era a mais barata, e em paralelo comecei a estudar em casa por uns 2 meses pra fazer um prova pra entrar no College e passei. Saí da escola de inglês e fui para o College; cursei os dois semestres do curso e me formei - nesse período comecei a enxergar a minha evolução no inglês de fato.

Já então formada e com a permissão para trabalhar full time, comecei a trabalhar numa clínica de fisioterapia como physiotherapy assistant, o que me fez dar um salto na compreensão e fala me fazendo perder o medo de errar ao me expressar usando a segunda língua.

Daí então decidi que já ia me livrar desse fardo de IETLS. Li muitas coisas na internet e assisti à muitos videos, o que me fez ficar apavorada no sentido de que tinha muuuuuuitooo material disponível e eu achava que não conseguir estudar de uma maneira efetiva pra prova. Cheguei a pensar em comprar cursos online e etc, mas daí em um dos milhares de vídeos com dicas para o IELTS um a Profa falava a importância de escolher e selecionar bem, sabe? Tipo, não adianta consumir conteúdo a rodo de todos os professores possíveis sem filtro. Ela falava de escolher uns 2 ou 3 que você se identificava mais e já era. E foi o que eu fiz.

Sobre os materiais que usei:

  • Antes de mais nada, conhecer a prova foi fundamental pra mim. Saber o que esperar de cada etapa ajuda muito a diminuir a ansiedade e a focar em realizar a prova efetivamente. E o site oficial do IELTS é o mais certo pra isso. ->  clique aqui e aqui também
  • No próprio site eles indicam cursos online e de graça do Future Learn. Eu fiz os 4 (Speaking, Listening, Reading e Writing). Eles te ajudam a entender a prova e tem vários exercícios e exemplo que questões pra você se familiarizar com o teste. -> clique aqui
  • Outro site que usei bastante foi o IETL-up. Tem muitos exercícios e simulador de prova. -> clique aqui
  • Um outro site que eu sempre usei pra estudar e tirar dúvidas de inglês em geral foi o Engvid (eles têm canal no YouTube também). Tem professores de todos os lugares possíveis, sotaques britânicos, americanos ou canadenses. Dá pra escolher por assunto, nível de inglês ou por professor. E claro que eles têm muuuuitos vídeos sobre IELTS né. Eu particularmente já assisti muitos vídeos da Emma, Adam e James (meus preferidos) -> clique aqui
  • O professor Adam do Engvid tem um outro canal no youtube e site chamados Writetotop. O foco é o Writing mas tem várias outras dicas pra outras modalidades também. Usei muito das dicas daqui também. -> clique aqui 
Sobre a minha rotina:

Me programei pra estudar por 2 meses e meio com 1 dia de folga por semana. Estudava de 1h30 a 3 ou 4 horas por dia, o que dependia do meu estado de espírito e do cansaço após um dia de trabalho cheio. 

Comecei estudando uma modalidade por dia, pra tentar entender as minhas dificuldades e etc. Daí depois de um tempo estudava meio que junto o listening e reading e deixava um dia pro writing e outro pro speaking.

Pra mim, estudar o Listening e Reading foi basicamente tentar fazer o máximo de simulados possíveis, depois de entender como a prova funciona e pegar todas as dicas, é claro.

O writing eu escrevi acho que um pouco menos de 20 essays (task 2) no total, o que eu acho pouco, e talvez umas 10 letters (task 1). Consegui uma Profa canadense pra corrigir algumas. Ela cobrou $35 (dólares canadenses) pra corrigir 3 essays + 1 letter ou 2 essays + 2 letters, era questão de conversar e acertar com ela antes. Eu corrigi com ela 5 essays no total + 3 letters.

O speaking. Esse foi o que eu menos estudei e não tive feedback algum de um professor. Fiz uns flashcards com assuntos diversos, full interviews; fiz um banco de ideias, tipo 'livro preferido', 'filme', e muitas outras coisas. Falava sozinha em voz alta, me gravava e só. Fiz isso poucas vezes também.


O meu pulo do gato:

O que eu acho que fez a diferença pra mim foi: eu trabalho todos os dias numa clínica em que eu preciso me comunicar em inglês com os pacientes e equipe, sendo assim, mesmo que eu não estivesse estudando de fato pro IELTS, estava usando a língua todos os dias, o que me deixou mais confortável na hora da prova em si.

Desde quando comecei na escola de inglês aqui, 99% dos livros que leio são em inglês. Mesmo antes de começar a estudar pro IELTS, eu já tinha a rotina de ler por hobby em inglês. Além de ler as notícias locais também.

Eu assisto muitas séries e alguns filmes, além de   ouvir alguns podcasts e a grande maioria são americanos/canadenses, ou seja, esse tipo de conteúdo eu também consumo na língua original, o que com certeza me ajuda a treinar meu ouvido e compreensão.

Acho que é isso gente. Se quiserem mais detalhes comentem, perguntem ou mandem mensagem que ficarei feliz em ajudar.

Podem me seguir no insta tbm @jullienunes

Até a próxima,

Jullie
 


Comentários

  1. Oie Jullie, acha que uma pessoa com um rico vocabulário, porém sem um "hearing and pronunciation", bem básicos, estudando durante 2 anos, consegue tirar 7.5 no Express Entry utilizando estes métodos? (Claro tirando o pulo do gato, já que infelizmente no trabalho não possui pessoas de língua para realizar o treino).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, embora eu não seja nenhuma expert no assunto eu acredito que sim. Mas acho bem importante ter o feedback de algum professor pro speaking e writing pra te ajudar a reconhecer onde está errando e aprimorar as suas skills. Boa sorte e sucesso!

      Excluir
  2. Oi, gostou da prof que corrigiu suas essays? Se sim, vc pode compartilhar o email dela pra contato? A essay é a unica parte em que eu nao me sinto segura. Seria legal achar alguem pra me dqr feedback. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Oi, gostou da prof que corrigiu suas essays? Se sim, vc pode compartilhar o email dela pra contato? A essay é a unica parte em que eu nao me sinto segura. Seria legal achar alguem pra me dqr feedback. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Sara. Gostei sim. Você consegue me chamar no insta pra eu te enviar?

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Validação do diploma de Fisioterapia no Canada: meu relato

Physiotherapy Assistant em Toronto (Canadá): a minha experiência.