Physiotherapy Assistant em Toronto (Canadá): a minha experiência.
Sou formada em fisioterapia no Brasil com especialização e experiência em fisioterapia hospitalar. Sendo assim, uma das primeiras coisas que comecei a pesquisar quando começamos a pensar em recomeçar a vida nessas terras geladas, foi a possibilidade de trabalhar com fisioterapia por aqui.
Ná época (2014/2015), haviam pouquíssimas informações sobre o assunto, o único canal que encontrei foi o fisioterapianocanada.com (blog/Instagram/Facebook). Lá eu consegui sanar boa parte das minhas dúvidas e descobrir que eu podia atuar como Physio Assistant antes mesmo de iniciar o processo de validação do meu diploma (pretendo começar o meu no início do próximo ano).
***Se você quer obter informações sobre validação de diploma do site oficial clique aqui.
Sobre Physiotherapy Assistant:
Para trabalhar como Physio Assistant, teoricamente, a pessoa teria que cursar um college de 2 anos. Porém, algumas vagas que já vi anunciadas pedem apenas o ensino médio completo. Um outro ponto é que muitas clínicas também contratam profissionais apenas com a formação internacional de fisioterapeuta mesmo sem passar pelo college aqui no Canadá.
Para desempenhar a função, caso não seja residente permanente ou cidadão canadense, a pessoa precisa: 1. Visto de trabalho; 2. Falar Inglês.
Edit 1: Clique aqui para checar o salário médio dessa função.
Sobre a minha experiência:
Fiz um College (não relacionado com fisioterapia) de um ano (2 semestres), e em meados do segundo semestre comecei a procurar trabalho na vaga de physiotherapy assistant. Nessa época eu já me sentia mais confortável com o idioma e também esse seria o próximo passo pra mim de qualquer jeito, para o nosso processo de imigração - assunto pra outro post se alguém tiver interesse.
Cadastrei o meu currículo no indeed.ca e comecei a aplicar para todas as vagas com o título de Physiotherapy Assistant, sem muito critério, só aplicando mesmo. E eu fiquei super surpresa com o retorno rápido que tive. Eu fiz inúmeras entrevistas e recebi algumas boas ofertas de trabalho full-time, mas a grande maioria eu tive que rejeitar porque naquele momento eu só poderia acertar vagas part-time.
* Part-time = menos de 30h/semana
* Full-time = mais de 30h/semana
A primeira e antiga clínica.
Enfim em outubro consegui uma vaga part-time em que eu trabalhava 2 dias por semana e basicamente auxiliava nos tratamentos aplicando modalidades como IFC, TENS, Ultrasound, Laser, tração lombar e cervical, compressa quente e fria, e supervisionando alguns exercícios. Trabalhei lá por 4 meses e só saí porque já estava empregada em uma outra numa posição full-time, e não estava dando conta de trabalhar nas 2.
A nova e atual clínica. Eu estou lá vai fazer um ano e adoro.
Comecei trabalhando na clínica gratuita deles, onde os serviços são cobertos pelo governo. O ambiente era super dinâmico em que nós, as Physio assistants, tratávamos os pacientes todos os dias de acordo com o que foi prescrito pelos fisioterapeutas no dia da avaliação. Em geral aplicávamos modalidades e ensinávamos o programa de exercícios que eles deviam seguir em casa.
Após 2 meses, surgiu a oportunidade de trabalhar na clínica privada deles (mesmo prédio). O Atendimento ali difere um pouco da gratuita. Enquanto na primeira o Fisio reavaliava o paciente de 2 em 2 semanas, na privada ele gastava uns 15 min toda sessão com o paciente entre reavaliação, novo programa de exercícios e algum tipo de manipulação/mobilização. A função do assistente, nesse caso, é basicamente aplicar as modalidades e supervisionar o programa de exercícios já prescrito.
PS: Nessas clínicas que trabalhei e trabalho, os assistentes não são os responsáveis por evoluir o paciente (escrever no prontuário), mas conheço colegas que o fazem em outras clínicas.
Bom, é isso. Fiquem com uma foto de um dia de neve
Até mais,
Jullie Nunes
Olá Jullie, tudo bem? Muito legal o seu relato. Me identifiquei pq tambem sou formada em fisio e estou na busca de uma oportunidade como PT Assistant e dar entrada no processo da Alliance. Porém comigo está sendo diferente, pois aplico pra todas as vagas e não tenho nenhum retorno (nem pra uma entrevista). Gostaria de saber se você se importa de compartilhar qual foi seu curso no college e se acha que isso ajudou a encontrar uma oportunidade. Obrigada :)
ResponderExcluirOlá Amanda. O nome do curso é Pre Health and Science Pathway. E eu sinceramente não sei se isso me ajudou ou não. Eu diria que não, pq o curso em nada tem haver com a função de PTA. Vou compartilhar nas próxima semanas o que eu faço na hora de cadastrar/enviar o meu currículo, que eu acho que tenha feito alguma diferença de fato pra mim.
ExcluirObrigada pelo seu comentário. Desejo sucesso na sua jornada.
Oi jullie, tudo bem?
ResponderExcluirE o DPT como funciona ? Obrigada viu
Olá, sendo muito sincera, eu não sei como te responder pq não pesquisei muito sobre. Tô indo num passo de cada vez rs 😉
Excluir