Como se beneficiar nas entrevistas virtuais.
Gente, eu não sou nenhum guru ou coach de entrevistas de emprego não, mas dica boa a gente compartilha, né não?
Quem nunca ficou nervoso com uma entrevista de emprego? E quando essa entrevista não é na sua língua nativa? Bate aquele medo de falar bobagem ou esquecer pontos importantes pra vender o seu peixe; insegurança de deixar fluir uma conversa, soar natural. Tudo isso faz parte e eu vou contar a minha experiência sobre uma entrevista que eu acabei de fazer - sim no dia 24 de dezembro, véspera de natal.
Tenho meu currículo cadastrado e atualizado no indeed.ca e deixei ativado para ser notificada quando surgisse alguma vaga que me interessasse. Eu adoro esse tool para busca de emprego e ficar antenada ao mercado de trabalho em relação a minha função no momento. Todas as entrevistas que eu fiz foram através dele, - e não foram poucas não - o meu último e atual empregos foram anunciados lá também. PS: Moro em Toronto/ON e trabalho como Physiotherapy Assistant numa clínica há mais de um ano agora.
Na última terça-feira à noite (22 de dezembro) recebi uma notificação sobre uma vaga que seria perfeita pra mim, pensei bastante e me cadastrei. Eu pensei bastante porque eu estou super confortável onde eu trabalho hoje, o ambiente e o horário de trabalho são realmente muito bons e sem falar do reconhecimento da equipe, dos pacientes e dos meus chefes. Mas como eu sou uma pessoa que ama se aventurar e correr riscos e ainda me desafiar saindo da minha zona de conforto, achei bacana tentar, afinal eu só me cadastrei e não tinha nenhuma garantia que me chamariam pra uma entrevista.
Mas daí, me chamaram pra uma entrevista. Pasmem, na manhã seguinte (23 de dezembro) me ligaram para marcar a entrevista para o dia 24 de dezembro, véspera de natal! Aceitei, claro! mas aí começou toda aquela ansiedade e medo de fracasso. Quem nunca? PS: a entrevista seria online.
Na mesma noite que antecedia a entrevista abri meu bloco de notas no laptop e comecei a escrever tudo o que eu gostaria de falar para o entrevistador, respostas das possíveis perguntas que ele provavelmente me faria (tudo em inglês). Escrevi sobre a minha experiência na função aqui na cidade, da minha experiência como Fisio no Brasil; minhas metas, metinhas e metonas; perguntas que queria fazer; o motivo pelo qual eu sairia do meu atual emprego; pretensão salarial. Escrevi tudo isso sim e me ajudou muito a não perder o foco e a me destravar por conta da ansiedade.
A entrevista. Eu falei exatamente TUDO o que eu escrevi, consegui perguntar o que eu queria e me expressar de uma forma mais natural. Foi uma experiência e tanto. Eu deixei o meu bloco de notas aberto juntamente com a tela da video chamada e deu super certo. Consegui conversar e dar uma olhada na minha cola toda vez que achava que ia travar haha.
Apesar de nunca ter sido fã dessas video conferências, achei muito bacana poder estar preparada vulgo ter a minha cola em mãos. Outra coisa que super conta é estar no conforto da sua casa, relaxada haha eu estava super social da cintura pra cima e mega comfy, de moletom e havaianas, da cintura pra baixo!
Moral da estória: 1* fiquei feliz em ser considerada para mais uma entrevista de uma vaga que apareceu há 2 dias atrás. E caso não seja chamada pra próxima etapa eu pelo menos aumentei meu valor de mercado e me desafiei mais uma vez a sair da minha zona de conforto. 2* Fiquei chocada com a rapidez que foi entre eu me cadastrar para a vaga e fazer a entrevista.
Bom, é isso. Segue uma foto do Parlamento.
Jullie Nunes
Comentários
Postar um comentário