Validação do diploma de Fisioterapia no Canada: meu relato

Fala meu povo! Quem me acompanha há um tempo sabe que a minha meta futura era conseguir validar o meu diploma para então conseguir a minha licença para trabalhar como fisioterapeuta aqui no Canada. Pois bem, mais um passo foi dado nessa direção, e nesse post eu vou contar como eu consegui ser aceita pela Alliance mesmo sem ter a quantidade mínima de horas práticas (na graduação) que eles pedem.

Sim, isso mesmo que você leu! A Alliance exige uma quantidade mínima de horas de estágios realizados -até então - na graduação de fisioterapia, mais precisamente 820 horas totais mínimas (mínimo de 80 para musculoesqueléticas; 80 para neuro; e 40 para cardiorrespiratória), e então eles citam que se o candidato tiver esse mínimo aí, a pessoa pode comprovar o restante com horas trabalhadas ou com mestrado e outras coisas mais para completar o montante de 1025 horas no final. Clique aqui para ler sobre isso.

No meu caso foi o seguinte: eu tinha exatamente 694 horas práticas totais e muito mais horas que as mínimas exigidas por modalidades de estágio que eles solicitavam, mas mesmo assim não me qualificava para aplicar para o Credentialling. Foi aí que pensei: no Canadá não existe pós graduação Lato sensu e por isso que nas opções de como comprovar as horas práticas não tem essa opção. Comecei então a ler de cabo a rabo (de novo e mais uma vez) o site da Alliance pra ver se eu encontrava alguma solução para mim. Foi então que em um dado momento eu me deparei com uma sessão que dizia: se você tiver alguma dúvida, pergunta entre em contato, e tinha lá o endereço de email lá. Pensei: o não eu já tenho!

Mandei um email explicando a minha situação: eu tinha mais que o mínimo de horas de estágio por modalidade mas tinha menos que o mínimo (694 horas) que eles exigem em relação ao montante total (820 horas), isso se só considerasse a graduação... e expliquei que tinha quase 3 anos trabalhando como Fisio no Brasil e também que eu teria feito uma pós graduação em que a parte prática era de 780 horas. E perguntei se teria como eu utilizar a minha experiência de trabalho mais a pós para compor esse requerimento. 

Acho que troquei de 3 - 4 emails com uma officer de lá e no fim das contas ela me orientou a aplicar usando a graduação e a pós (pasmem!!!), ou seja, ela disse para eu mandar exatamente os mesmo formulários que eu faria para a graduação fazer igual pra pós. E foi o que eu fiz. Tu o que precisei solicitar para a graduação fiz igualzinho (sem tirar nem por) para a pós tbm (e eram instituições distintas). Decidi correr o risco e apliquei.

EDIT: no primeiro email que eles me responderam foi mais ou menos falando pra eu ler o guide relacionado as horas práticas (ainda tinha um link kkkkkrying). Foi daí que repliquei o email falando que já tinha lido (300 vezes) e que não tinha ficado claro pra mim se a minha pós seria aceita; e perguntei se aceitariam ou não. Então essa officer me pediu uns dias, e disse que ela precisava checar com um outro colega dela o meu caso. Ela então me respondeu o que citei acima: me orientando  a aplicar do jeito que eu apliquei. :D

...

A Faculdade mandou: 

o meu histórico de notas; Formulário D preenchido e assinado;  Request for Academic Documents Form preenchido e assinado (eu preenchi a parte do estudante); e o Supporting Supervised Clinical Practice Form preenchido e assinado. 

PS: Pra facilitar o processo, eu procurei um tradutor juramentado na minha cidade, a faculdade me mandou o histórico por email, solicitei a tradução e pedir para entregarem direto na faculdade de volta. Então quando eles mandaram o envelope para Alliance, já foi o original em português a a tradução junto.


A pós mandou: 

tudo exatamente igual eu fiz para a faculdade e que acabei de descrever acima.


Eu mandei:

Uma carta explicando o meu processo - pq eu não fazia ideia de quem receberia o meu processo e poderia achar um pouco confuso, já que normalmente as pessoas só mandam documentos referente a graduação; 

Uma cópia da troca de emails que em que a officer me orientou a aplicar do jeito que eu apliquei. Ainda destaquei as partes mais relevantes pra não ficar dúvidas;

Formulários - Form B; 2 Form A (uma ref a graduação e outro para a pós); Form C; Credit Card Authorization Form; Cópia Autenticada do diploma da graduação e outra da pós; Traduções originais dos dois diplomas (fiz uma cópia autenticada pra mim). 

Além de fazer a prova de proficiência de ingles e solicitar os resultados para serem entregues direto pra Alliance.

PS 2: Todos os formulários estão disponíveis no site da Alliance e tudo o que você precisa saber sobre o processo de validação também.

...

O mais curioso disso tudo foi que a officer que tomou conta do meu processo foi exatamente a pessoa que respondeu os meus emails e me orientou a aplicar do jeito que eu fiz! Deus? Sorte? Lei da atração? Conspiração do universo ao meu favor? Chamem do que quiser! Só sei que quando vi o nome dessa mulher no meu processo a minha pontinha de esperança aumentou e eu não via a hora de receber esse email dizendo que tava tudo certo e eu podia seguir com a prova.

E depois que 11 meses de aplicação, recebi a resposta de que fui aceita e poderei prosseguir com o meu processo! Agora é estudar e agendar a prova pq pra mim a parte mais difícil já foi.

Quis compartilhar esse relato exatamente porque eu sei o quanto é difícil achar as informações certas, e o quanto que tem gente pra dizer que é impossível realizar as coisas. Não conheço e nem ouvi falar de ninguém que tenha feito o processo parecido com o meu (se tem alguém aí bora trocar figurinha haha). Sei também que tem uma porrada de gente que desistiu de validar o diploma por não ter a quantidade de horas na graduação e achava que eles não aceitariam uma pós nessa conta... Pois bem, esse é o seu momento! Vai lá! Aplica! Vai dar certo.

E foi isso. Espero que tenha sido esclarecedor esse relato.

PS 3: Quem quiser conversar sobre o assunto é só mandar mensagem no insta aqui @jullienunes 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Physiotherapy Assistant em Toronto (Canadá): a minha experiência.

Estudei sozinha pro IELTS.