Experiência com o sistema de saúde Canadense gratuito (sem OHIP e sem seguro)

Bom, hoje nós temos o Ontario Health Insurance Plan (OHIP), mas nem sempre foi assim; e eu já utilizei o sistema de saúde daqui de forma gratuita mesmo antes de ter acesso ao OHIP ou outro tipo de seguro saúde, e decidi contar como foi a minha experiência.

Antes de mais nada queria deixar claro que foi uma escolha NOSSA arriscar e não ter seguro antes de ter acesso ao OHIP -- eu só tive cobertura de seguro saúde quando eu estava fazendo college e só, e se precisássemos utilizar o serviço de saúde, seria pagando mesmo ou, como no meu caso, de graça. Então vamos ao que interessa!

Eu tomo anticoncepcional, e passei um bom tempo tomando o mesmo que eu tomava já no Brasil -- eu trouxe um monte na mala e minha irmã e uma amiga quando vieram, abasteceram o meu estoque também. Daí pensei que tinha chego a hora de cortar mais esse cordão com o Br e me adaptar ao que me é oferecido aqui.

A clínica que eu fui é uma clínica especializada para mulheres, ou seja, dá para fazer consultas de rotina, exames papanicolau, etc e etc GRATUITAMENTE mesmo sem possuir nenhum tipo de seguro saúde. Já tinha ido nessa clínica antes da pandemia, quando eles aceitavam pacientes que iam sem agendar. Porém, com a pandemia ficou mais limitado. Agora você tem que ligar e agendar um horário antes de ir.

Liguei e marquei a minha consulta para a semana seguinte, passei pela médica e fiz até exame de rotina e, como era a minha primeira vez ela me deu a prescrição do anticoncepcional - que é vendido lá mesmo e é mais barato -  por 3 meses apenas. A ideia era me reavaliar após esses 3 meses e ver se eu tinha me adaptado ao novo remédio, e se tudo estivesse ok, renovar a minha prescrição. 
Esse retorno foi por telefone mesmo. Conversei com a médica e peguei uma nova prescrição pra mais 3 meses, e assim vai, pelo que eu entendi. 
A única coisa que paguei foi pelos remédios, de resto foi tudo gratuito e sem estresse. O atendimento da clínica é bem bacana e profissional. Vale a pena checar o site e ver o que mais é oferecido lá, clique aqui.


Bom, é isso.



Até a próxima,


Jullie Nunes



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Validação do diploma de Fisioterapia no Canada: meu relato

Estudei sozinha pro IELTS.

Desafios e vivências trabalhando como Physiotherapy Assistant.